segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Medidas tomadas pelo rei Dom João VI no Brasil

Após sua chegada, D. João instalou uma série de ministérios, tribunais, secretárias e cartórios, destinados a viabilizar seu governo e sustentar a elite lusitana que veio com ele.
As elites brasileiras, apesar de marginalizadas dos cargos políticos e militares, foram agraciadas com títulos e honrarias, e logo aderiram aos novos hábitos cortesãos importados da metrópole.Com isso, multiplicaram - se as mansões do Rio de Janeiro, que seguiam ao pé da letra a moda ditada pelos centros europeus, independedo da diferença climática.
O desenvolvimento comercial e urbano também propiciou novos horizontes culturas.Um número maior de livros, revistas e jornais estrangeiros passou a circular no Brasil. O príncipe regente ampliou as '' Escolas Régias '', fundou escolas médicas na Bahia e no Rio de Janeiro, escolas de artes e ofícios em várias cidades, e estimulou a vinda de artistas intelectuais estrangeiros ao Brasil.

Ao transformar o Rio de Janeiro em sede do império português, D. João reorganizou toda a administração:
* Criou três ministérios: Guerra e Estrangeiros; Marinha, Fazenda e Interior;
* Fundou o Banco do Brasil;
*Instalou a Junta Geral do Comércio;
*Instalou a Casa da Suplicação (Supremo Tribunal).

Em 1815 foram extintos os estados do Brasil, do Grão-Pará e Rio Negro e do Maranhão e Piauí.O Brasil foi elevado à categoria de reino, e todas as terras portuguesas da Europa e da América passaram a denominar - se Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.Tendo falecido D. Maria I, em 1816, o príncipe regente foi aclamando e coroado rei com o título de D. João VI, em 1818.
A partir de 1821 as capitanias passaram a ser chamadas províncias.No mesmo ano, foram criadas mais quatro províncias: Rio Grande do Norte, Alagoas, Santa Catarina e Sergipe. A divisão administrativa do Brasil ficou então bastante semelhante à atual, como se pode obversar no mapa.

Trabalho de História
Grupo: Alexandre, Aline e Carolina
Profº: Jonny
Escola: Reino / CEIA

2 comentários:

Vick Gomez disse...

Muito obg, me ajudou muito na minha lião de casa!

Vlw msm! ;)

Vander Tales disse...

obrigado,me ajudou bastante!