quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A Cartomante


A Cartomante


A cartomante é a historia de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. A historia começa numa Sexta-feira de novembro de 1869 com um diCamilo nega-se veementemente a acreditar na cartomante e sempre desaconselha Rita de maneira jocosa dialogo entre Camilo e Rita.

A cartomante está caracterizada neste conto como uma charlatã, destas que falam tudo o que serve para todo mundo. É um personagem sinistro, que apesar não ter nem o seu nome revelado (característica machadiana), destaca-se como um personagem que ludibria os personagens principais.
Rita crê que a cartomante pode resolver todos os seus problemas e angústias. Camilo já no fim do conto, quando está prestes a ter desmascarado seu caso com Rita, no ápice de seu desespero, recorre a esta mesma cartomante, que por sua vez o ilude da mesma forma como ilude todos os seus clientes, inclusive Rita. A mulher usa de frases de efeito e metáforas a fim de parecer sábia e dona do destino de Camilo, este que sai de lá confiante em suas palavras e ao chegar no apartamento de Vilela encontra Rita morta e é morto a queima roupa pelo amigo de infância, que já está sabendo da traição da esposa e o esperava de arma em punho.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Algumas obras de Machado de Assis







Respectivamente:
*Esaú e Jacó
*Contos Escolhidos
*Memórias Póstumas de Brás Cubas

Biografia: Machado de Assis


Machado de Assis, famoso escritor brasileiro, nasceu e morreu no Rio de Janeiro. Começou a vida pobre, numa casa modesta no Morro do Livramento e se mudou para o Centro, onde fez amizades com grandes intelectuais da época. Como última residência, teve uma casa confortável no tranqüilo bairro do Cosme Velho.
Machado de Assis nasceu no dia 21 de Junho do ano de 1839. E morreu em 29 de Setembro de 1908.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008